Sobre

Períodos e Horários de Atendimento

Trabalhamos com atendimentos em período Integral, período Intermediário e Meio período.

Horário de Funcionamento: das 07:00h às 19:00h.

Aulas Extras

(aulas oferecidas para as crianças a partir do G2 (crianças de 2 anos) e todas inclusas nos valores das mensalidades)

  • Judô

  • Balé / Futebol

  • Inglês

  • Música

  • Artes

  • Pilates Postural

Estrutura

Proposta Pedagógica

“Tudo o que eu preciso mesmo saber sobre como viver,
o que fazer e como ser, aprendi no jardim – de – infância.
A sabedoria não estava no topo da montanha mais alta,
no último ano de um curso superior,
mas no montinho de areia no recreio da escola dominical.”

(Robert Fulghum – Tudo o que eu devia saber na vida aprendi no jardim de infância)

Assim como Robert Fulghum, inúmeros outros autores vêm apresentando seus estudos e trabalhos a fim de ressaltar a importância e o real valor do período dedicado à Educação Infantil. São diversas as discussões que existem a esse respeito, e, inserida neste âmbito, nossa escola busca estar sempre atenta às novidades e tendências que apontam para a melhoria neste nível escolar.

Em uma época onde a escola em período integral passa a ser uma necessidade, nossa Escola tem a preocupação em acolher nossas crianças da maneira mais carinhosa e “familiar” possível. Crianças que passam de seis à doze horas por dia em uma instituição escolar correm o risco de serem “pequenos adultos” ao invés de crianças. Atenta a isso, nossa Escola propõe um ambiente tanto físico, quanto humano, que valoriza a infância independente da quantidade de horas que as crianças ficam na escola. Com liberdade e horários para descanso, brincadeiras, recreação, diversas alimentações, atividades pedagógicas, nossas crianças se sentem tão a vontade em nossa Escola, quanto em casa.

Um período único e repleto de peculiaridades, a infância muito é associada a uma imagem de brincadeiras e diversão. Não se distanciando deste foco, e preocupada com a incerteza de um futuro, nossa proposta articula educação e brincadeira com uma prática voltada para o lúdico, o que resulta em um processo educacional rico e, ao mesmo tempo, prazeroso.

Com um ambiente acolhedor e completamente elaborado para atender crianças com idade inferior à 5 anos, nossa Escola têm como principal missão nortear a elaboração de valores e princípios que irão acompanhar nossos alunos pelo resto de suas vidas. Mais do que produções em atividades em papel, estamos preocupados em formar crianças críticas e com conhecimento realmente adquirido e não expressados em papéis.

Além das atividades pedagógicas regulares e dos momentos de recreação, as crianças a partir de 2 anos já desfrutam de diversas aulas extras: Judô, Ballet ou Futebol, Ginástica, Inglês, Música, Artes e Natação (conveniada). Já os bebês que freqüentam o nosso Berçário, recebem diariamente diversas atividades que estimulam seu desenvolvimento.

Uma outra preocupação presente em nossa proposta, e por sua vez, em nossas atividades, é a questão ambiental. Atentos aos diversos problemas ambientais presentes em nosso cotidiano, buscamos promover atividades com a finalidade de chamar a atenção dessas crianças para os problemas tanto locais, quanto globais, fazendo com que as mesmas se situem perante estes.

Com poder de decisão e palavra ativa, nossas crianças tornam-se participativas desse ambiente escolar. Escolhendo e discutindo em grupo algumas atividades e brincadeiras, desde cedo nossas crianças aprendem a importância de tomar decisões e as responsabilidades que aí implicam. Sendo assim, elas também são construtoras do ambiente educacional que participam.

Enfim, nossa Escola procura a forma de tratar a criança transformando-a ao longo do tempo em um sujeito social e histórico, que faz parte de uma família e conseqüentemente de uma sociedade com determinada cultura vivendo momentos históricos em que se tornará um agente ativo conservando ou transformando o mundo que o rodeia.

Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas.”

(Carlos Drummond de Andrade)

História

Começamos devagar…

Nem sabíamos que ia começar!

No espaço da Escola de reforço e convívio, onde oferecíamos aos pais aulas particulares, reforço escolar e o convívio (uma espécie de horário complementar para alunos de escolas que não tinham o horário integral), começamos a ser procuradas para ficarmos com crianças menores, irmãos, parentes conhecidos dos nossos alunos do convívio. Como tínhamos uma cozinha completa que servia refeições, espaços suficientes para estimulação e brincadeiras, não opusemos resistência ao receber crianças de 1 até 5 anos e quando percebemos… 8 alunos com idade menor a 6 anos!

Por que não montar uma escola infantil?
Dado o primeiro passo o resto foi acontecendo…

Comprar móveis especiais, adaptar espaços, organizar um projeto pedagógico, selecionar material didático, ver uniformes, aulas extras, autorização da Diretoria de Ensino responsável, contatar professoras específicas, coordenadores pedagógicos, etc., etc. …

A escola cresceu em qualidade.

O número de alunos aumentava e já não era mais possível conviver com o reforço e convívio. O que fazer?

Mudamos para outro endereço. Imóvel próprio e inúmeras modificações e adaptações para atender crianças pequenas!

O material didático que gostaríamos de adotar era uma dificuldade. As editoras dedicavam poucos livros dentro da nossa proposta pedagógica, recorremos ao Sistema de Ensino Objetivo que apesar de eclético, nos dá liberdade quanto à aplicabilidade e inserções de fichas elaboradas por nós.

Hoje estamos aqui, com a missão de formar essas crianças que farão um mundo melhor!